Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O ESTADO DA FESTA BRAVA EM PORTUGAL:



Olá Caros Aficionados da Festa Brava mais uma vez apelamos a todos os aficionados e a todos os habitantes de locais onde se realizem Vacadas, Largadas de Toiros ou Garraiadas ou quaisquer outros eventos Tauromáquicos que compareçam nos mesmos porque em Portugal ao contrário do que todos pensam a Festa dos Toiros cada vez mais aos poucos em certas Vilas, Aldeias ou Cidades está a perder força e existe falta de presença de todos vós.
Falando por experiência própria em deslocações a muitos locais onde assistimos a eventos de origem tauromáquica, ficavamos impressionados com a presença da população ou de aficionados pois em locais onde certamente levaria entre 150/200 pessoas viamos apenas 50 a assistir ao evento! Mas em outros casos o contrário verifica-se pois a semelhança de locais onde nos deslocámos tais como Samora Correia, Alcochete, Moita do Ribatejo, Benavente, Vila Franca de Xira, entre outros que viamos cheio de gente, aficionados leais que do inicio ao fim assistiam aos eventos, conviviam e disfrutavam dos mesmos.
Um desses casos graves registou-se no dia 07 de Setembro em Vendas Novas em uma Vacada realizada às 17h30 com 3 Vacas e 1 Toiro da Ganadaria do Sr. José Dias em que assistimos a uma bonita demonstração de todos os animais pois possuíam bravura e Nobresa apenas entendidas por dois recortadores da moita e mais dois recortadores locais um dos quais realizou duas duras pegas e cheias de vontade, em que encontravam-se entre 40/50 pessoas a assistir num local que ao contrário de o que ocorrera no Dia 25 de Abril teve muita presença de aficionados e não foram só 40/50 ,foram cerca de 150 pessoas, o triplo do que se registou no passado dia 07 de Setembro, a esses que estiveram presentes demonstramos todo o nosso agrado e enviamos um bem-haja.
Não fôra só em Vendas Novas mas sim em outros tantos locais que isso acontecera. Fazemos um apelo não só para as próximas festas que se realizarão mas sim para o futuro, a todas as pessoas aficionadas ou não que compareçam nos eventos relacionados com a tauromaquia e dignifiquem e não deixem morrer um pedaço da nossa cultura e tradição secular em Portugal que é a TAUROMAQUIA.

Os Melhores Cumprimentos
Blog/Site Aficionados da Moita

Sem comentários: