Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de maio de 2009

FEIRA DE MAIO MOITA DO RIBATEJO: Balanço e Reportagens Fotográficas:

(Foto por: Élio Silvestre)


Caros aficionados pedimos muitos desculpas pelo atraso na publicação das respectivas reportagens fotográficas, mas antes de as mostrarmos deixamos aqui um pequeno balanço da Feira de Maio.

Dia 22 de Maio abertura das festividades, milhares de pessoas presentes nas ruas aguardaram até cerca das 00h para assistir a 1ª Largada de Toiros, largada esta que contou com 3 exemplares da Ganadaria "Carlos Damas"(Azambuja) que proporcionaram várias colhidas a alguns aficionados presentes na mesma, uma delas mesmo mais grave tendo sido transportado para o Hospital do Barreiro um aficionado.



Dia 23 de Maio, uma manhã cinzenta, mesmo assim estivemos lá presentes na 2ª Largada de Toiros com toiros da Ganadaria de "Pedro Damião" (Barreiro), os 3 exemplares saídos à avenida teófilo de Braga estavam bem apresentados, 2 deles destacaram-se mesmo pela positiva tendo demonstrado muito boas qualidades e proporcionando bons recortes aos recortadores presentes.
Facto a registar que esta Largada de Toiros realizou-se grande parte da totalidade debaixo de chuva intensa como mais para a frente poderão ver na nossa reportagem. Pela tarde deslocamo-nos à Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" para assistir ao Festival Taurino que se anunciava para angariação de fundos para a Paróquia da Moita. Festival este que teve bons momentos de toureio onde se destacaram os Cavaleiros Pedro Salvador, Nelson Limas e o futuro prodigio do toureio com apenas 10 anos António Prates que entusiasmaram o público. No capítulo das pegas destacaram-se os Forcados Amadores de São Manços com 2 muito boas pegas ao 1º Intento, os restantes grupos os Amadores do Ribatejo e os Amadores da Moita paegaram os seus oponentes à 3ª e 4ª tentativas , destacar os novilhos também da Ganadaria "António Silva" porque quase todos ostentavam na espádua o 7 , mas possuiam 500kg sendo o mais pesado o 5º da tarde com 535 kg(o que é um curro de peso para um festival).

Dia 24 de Maio, último dia da feira, o dia começou com a 3ª e última Largada de Toiros na Av. Teófilo de Braga, desta feita com toiros da Ganadaria "Ismael Lourenço", toiros esses que cumpriram a "papeleta", para encerrar de bom modo o capitúlo das largadas de toiros, deixando um sabor na boca para o que aí vem em Setembro para a Feira Anual que decorrerá de 11 a 20 de Setembro. Por fim pela tarde fomos novamente a "Daniel do Nascimento para assistir a tradicional Corrida de Toiros da Feira de Maio, com um cartel com 3 cavaleiros de nome, António Teles, Rui Fernandes e Vitor Ribeiro, onde se destacou a raça de Rui Fernandes nas suas duas lides e a entrega de António Teles. No capitúlo das pegas destacamos a pega do cabo do grupo de Alcochete Vasco Pinto a mandar perfeitamente no toiro e a executar uma pega muito vistosa e bonita ao 1º intento e também de destacar a enorme 1ª Tentativa ao 4º da Tarde pelo solista dos Amadores do Aposento da Moita, Nuno Carvalho, onde suportou todos os derrotes que o toiro lhe proporcionou executando uma enorme pega a 1ª tentativa.Nesta tarde foram lidados "Toiros" das Ganadarias "Eng. Samuel Lupi" e "Rio Frio" que tinham pesos entre os 460 e 515 Kg!, cumprindo no geral, todos ostentavam um 5 na espádua.
Fechando assim a Feira de Maio 2009 da Moita do Ribatejo com balanço positivo.




Reportagens Fotográficas:
Feira de Maio 2009, Moita do Ribatejo:


->Dia 23 de Maio de 2009(Sábado):

Largada de Toiros (Ganadaria "Pedro Damião") Por Luís C. e André T. - Parte 1

Festival Taurino na Praça de Toiros "Daniel do Nascimento"
Por Luís C.

->Dia 24 de Maio de 2009 (Domingo):

Largada de Toiros (Ganadaria "Ismael Lourenço") Por Luís C. e André T. - Parte 1

Sem comentários: