Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de outubro de 2006

PARLAMENTO CHUMBA VECTO CONTRA AS TOURADAS

O Parlamento Europeu rejeitou hoje uma proposta que previa a proibição das touradas, no âmbito de um relatório sobre o bem-estar dos animais. O texto final aprovado limita-se a censurar e a sugerir a proibição dos combates de cães e de galos.

A sugestão de proibição das touradas constava do relatório, não vinculativo, elaborado pela eurodeputada alemã Elisabeth Jeggle, do Partido Popular Europeu, que incluia ainda dezenas de recomendações para o próximo Plano de Acção Comunitário relativo à protecção e ao bem-estar dos animais.

Um dos pontos do parecer dava conta da preocupação relativamente ao sofrimento dos animais de combate e sugeria à União Europeia que pusesse termo aos combates de cães, touros e galos, adoptando, a nível nacional ou comunitário, medidas legislativas apropriadas para que os organizadores de tais combates não recebessem qualquer ajuda estatal.

Os principais grupos políticos do Parlamento Europeu opuseram-se a este ponto devido à inclusão das touradas - considerada uma tradição cultural em Portugal e Espanha - e à sua equiparação aos combates de cães e galos.

A assembleia acabou por aprovar uma emenda ao parágrafo, aprovando com 412 votos a favor, 78 contra e 15 abstenções a supressão do termo "touros".
Apesar dos esforços que os "anti-touristas" tem realizado para acabar com as Touradas,nunca conseguiram acabar com uma tradiçao que já surgiu desde há muito tempo.
Se quiserem consultar um artigo sobre a noticia fica de seguida o link: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1273126&idCanal=90.

Sem comentários: