Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de julho de 2006

CORRIDA AGRADAVEL E ESCÂNDALO




No passado dia 8 de Julho deslocámo-nos á Daniel de Nascimento na Moita para assistir a uma corrida que era esperada com grande ânimo por parte dos aficionados mas... acabou por ser um espectáculo que ficou há quem das espectativas,devido aos toiros pois não colaboraram muito.O cartel era composto por António Teles, António Domecq e Manuel Lupi.Nesta noite pegaram os forcados amadores de Vila Franca e o Aposento da Moita foram lidados toiros de "Passanha".Relativamente ás lides, António Teles o triunfador da corrida realizou duas grandes lides,fruto de lhe ter calhado o melhor lote quanto a mim.Destaque para a sua 2ªlide em que fez uma lide fenomenal pois consiguiu sacar tudo o que o toiro tinha para dar apesar do toiro não ser muito colaborador.
António Domecq no seu 1º teve uma lide normal a um toiro dificil que não foi colaborador, no seu 2ºteve a sua melhor lide conseguindo chegar bem ao público.
Manuel Lupi no seu 1ºtoiro teve uma lide esforçada mas conseguida,mas no 2º alcançou o triunfo demonstrando o porquê de ser comtratado para corridas importantes como esta na Moita.
Nas pegas pelos Amadores de Vila Franca foram os solistas Pedro Castelo que pegou a 2ªtentativa depois de o toiro tropeçar no momento da reunião, Ricardo Patusco a 2ªtentativa também numa grande pega e Diogo Pereira a 2ªTentativa depois de não se conseguir fechar a 1ªTentativa.
Pela Parte do Aposento da Moita foram os solistas Gustavo Martins a 1ªTentativa no toiro do "Apagão"; Para a 2ªpega foi o forcado Francisco Ilaco para a cara mas acabou por sofrer uma luxação no ombro ao primeiro intento, tendo este recolhido à enfermaria,foi dobrado por Tiago Ribeiro que com muito valor pegou o toiro mais dificil da corrida que derrotava muito forte pegou a 3ªTentativa; No último Toiro da corrida foi para a cara Luís Fera que fez a melhor pega da noite suportando fortes e dificeis derrotes consumando a 1ªtentativa.
Os toiros na generalidade foram mansos com a excepção do 1º .Os pesos foram: 1º 555kg; 2º 625kg; 3º 580kg; 4º 620kg; 5º 540kg e o 6º 600kg.
O Escândalo da corrida ocorreu aquando da pega ao 2ºtoiro ocorreu um apagão geral na praça que poderia ter trazido problemas graves para o grupo que estava perfilado em praça naquele momento,felizmente não ocorreram problemas.A corrida teve 1/2 casa preenchida.No intervalo foram entregues lembranças ao Engº José Samuel Lupi como reconhecimento dos seus 75 anos de vida.De referir também que estavam dois prémios em disputa o de melhor Cavaleiro e melhor Grupo em praça, o prémio de melhor Cavaleiro foi para António Teles pelo conjunto das duas lides e o prémio de melhor Grupo em praça foi para o Aposento da Moita.Aqui fica um voto de melhoras para o forcado Francisco Ilaco do Aposento da Moita.

Sem comentários: